terça-feira, 28 de agosto de 2012

O que é o homem?

Na pergunta 29 do Catecismo Maior, sobre as punições eternas, encontramos um parágrafo que define muito bem o que o homem é quando ele se distancia de Deus. Confira:

"O ateu, o idólatra, o falso cristão e o crente verdadeiro, no estágio da vida terrena,compartilham o mesmo universo, com nítidas vantagens para os incrédulos, materialistas e falsos cristãos. O afastamento de Deus, suprema fonte do bem, causa a degradação do indivíduo e da sociedade, a corrupção do caráter e, mais grave ainda, a perversão espiritual, redundando no materialismo desenfreado, na adulteração da palavra revelada e na profanação do santíssimo nome de Deus. Como resultado final de semelhantealienação da criatura de seu Criador, o homem degenerado entrega-se à desonestidade, à infidelidade, à avareza, à luxúria, ao egoísmo e à concupiscência. Em Deus o ser humano realiza-se, espiritualiza-se; desligado dele, brutaliza-se, animaliza-se."

Obs. Este parágrafo não tem nada a ver com tendências evolucionistas!

2 comentários:

  1. Lc 15:7 Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

    II Tm 20 Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso. 21 Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra. 23 E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; 24 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; 25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,

    ResponderExcluir