terça-feira, 28 de agosto de 2012

O que é o homem?

Na pergunta 29 do Catecismo Maior, sobre as punições eternas, encontramos um parágrafo que define muito bem o que o homem é quando ele se distancia de Deus. Confira:

"O ateu, o idólatra, o falso cristão e o crente verdadeiro, no estágio da vida terrena,compartilham o mesmo universo, com nítidas vantagens para os incrédulos, materialistas e falsos cristãos. O afastamento de Deus, suprema fonte do bem, causa a degradação do indivíduo e da sociedade, a corrupção do caráter e, mais grave ainda, a perversão espiritual, redundando no materialismo desenfreado, na adulteração da palavra revelada e na profanação do santíssimo nome de Deus. Como resultado final de semelhantealienação da criatura de seu Criador, o homem degenerado entrega-se à desonestidade, à infidelidade, à avareza, à luxúria, ao egoísmo e à concupiscência. Em Deus o ser humano realiza-se, espiritualiza-se; desligado dele, brutaliza-se, animaliza-se."

Obs. Este parágrafo não tem nada a ver com tendências evolucionistas!

domingo, 19 de agosto de 2012

O desafio de criar os filhos no presente século

Aconteceu reunião de casais neste Sábado, 18 de Agosto, no salão anexo da IPCA com a presença de uma grande quantidade de casais quando os palestrantes João Figueiredo e a miss. Rosélia Dantas trouxeram importante assunto sobre os desafios de criar os filhos no presente século. Este ministério que é dirigido pelo Presb. Gerson Pinheiro e sua esposa Iranir, vem impactando as famílias com temas atuais como foi o desta noite de sábado, 18 de Agosto. O casal palestrante abordou os perigos e a influência da Internet na formação das mentalidades no interior das famílias, formação dos costumes e influência na vida de crianças e jovens que na maioria das vezes, estão parcialmente esquecidas pelos seus pais. Tribos urbanas tem invadido os lares pela internet tais como os Nerds, Os Betos, as Patricinhas, os Punks, os Emos, os Vamps e por último, os adeptos da caveira (caveirismo). São algumas das tribos onde jovens e adolescentes tem buscado inspiração e modelos para suas vidas. Modelos depressivos, rebeldes, escravos das drogas, irreverentes, amantes de si mesmos,etc. É hora de levantarmos a voz do Evangelho em nossos lares, mostrando que Cristo continua vivo e continua sendo o caminho, a verdade e a vida. (Jo 14:6) Como disse Martin Luther King: "o que me assusta não é o grito dos rebeldes e injustos, e sim, o silêncio dos bons." Veja fotos abaixo:












quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Lei e a Graça.

A Bíblia é por si e em si, suprema como Palavra
 de Deus revelada. Gl. 2:16, refere-se a Cristo  como o descendente de Abraão, da mesma família de Abraão e principalmente pelo ítem da FÉ. Da família abraâmica como fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e pela FÉ como ponto importantíssimo para a salvação , pois sem fé, é impossível alguém agradar a Deus. A lei serviu para mostrar a impossibilidade dos homens de serem salvos por méritos pessoais e Cristo veio como dom de Deus para salvar os homens de graça e por meio da fé. Hoje, funciona assim: quem está em Cristo, mesmo não sendo da raça judaica, é legalmente admitido como membro da família de Deus pela FÉ. O que era lei no V. T. não foi abolido e nem anulado por Deus, apenas se tornou em algo prazeroso e fácil de ser cumprido por aqueles que estão de fato em Cristo. Isto é devido a graça de Cristo que opera no coração dos que são de Cristo, tornando fácil e prazeroso andar na comunhão com Deus e na prática de sua santa vontade. " Mas, se alguém pecar , temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo."( IJo.2:1). Na vida dos que estão em Cristo, o pecado se tornou uma eventualidade, pode até ocorrer, mas como uma exceção, e em ocorrendo, valemo-nos da confissão a Cristo e da apropriação imediata do seu perdão e soerguimento para continuar a caminhada. Mas, para os que estão ainda sem Cristo, a situação de pecado é contínua e pode levar para o inferno, a menos que aconteça o novo nascimento. Na vida dos que estão em Cristo, a constante é a santidade e o pecado é uma eventualidade.